sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Palavra do Dia - Parte 3 - Θεός (Deus)


Palavra do dia: ο Θεός   

Tradução: Deus
Gênero: masculino
Pronúncia: /θeós/

Exemplos:


Nominativo  Ο Θεός

Ο Θεός μου είναι παρά πολύ καλός. (Meu Deus é muito bom.)
Ο Θεός σ'αγαπάει. (Deus te ama.)
Ο Θεός αγάπη εστί. (Deus é amor.)
Γνωρίζω πως ο Θεός είναι άνευ όρων αγάπη. (Sei que Deus é amor incondicional.)

Acusativo  το Θεό

Κοιτάζω το Θεό. (Eu olho para Deus.)
Μιλάω με το Θεό. (Falo com Deus.)
Εν αρχη ην ο λογος και ο λογος ην προς τον θεον και θεος ην ο λογος. Κατά Ιωάννην 1.1
(No principio era o verbo e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Jo 1.1)

Genitivo → του θεού

Η  θέληση του θεού. (A vontade de Deus.)
Η φωνή του Θεού είναι σαν βροντή. (A voz de Deus é com trovão.)
Ο Ιησούς Χριστός είναι ο γιος του Θεού. (Jesus Cristo é o filho de Deus.)

Vocativo → Θεέ 

Θεέ μου, βοήθησέ με, προστάτεψέ με! (Deus meu, me ajude, proteja-me!)
Θεέ μου! Άκουσέ με, όταν φωνάζω. (O meu Deus! Ouça-me, quando clamo.)

Neste post não descrevo os detalhes de cada um dos casos do língua grega. Caso você queira se inteirar mais cobre o sistema de casos do grego moderno, pode acessar a sequência de matérias sobre Introdução ao Sistema de Casos e Declinações do Grego Moderno.

Palavra do dia - Parte 1 - Νερό
Palavra do dia - Parte 2 - Kαιρός
Palavra do dia - Parte 4 - Ουρανός


Θα τα ποúμε!

Nenhum comentário:

Postar um comentário