segunda-feira, 13 de junho de 2016

Como Dizer Namorado e Namorada em Grego Moderno

No artigo de hoje quero ensinar o equivalente grego para duas palavras em português: namorado e namorada. A primeira coisa que quero comentar é que a língua grega não tem uma palavra específica para esse conceito, assim para se referir aos namorados os gregos usam a palavra para amigo e amiga:

O φίλος /o fílos/
Η φίλη /i fíli/


Essas palavras significam amigo e amiga, porém para expressar o sentido de namorado ou namorada os gregos as usam acompanhadas do pronome possessivo, assim, se alguém quiser dizer meu namorado ou namorada, deve dizer:

O φίλος μου /o fílos mu/
Η φίλη μου /i fíli mu/

O pronome possessivo μου concede o sentido de namorado. É comum em grego usar o possessivo para indicar afeto e chamar a pessoa de meu ou minha:

Η Χλόη μου → Minha Chloe.
Παύλος μου → Meu Paulo.

Para dizer "esse é meu namorado" ou "essa é minha namorada" devemos dizer:

Αυτός είναι ο φίλος μου. 
Αυτή είναι  η φίλη μου.


Agora, se você quiser apresentar seu namorado ou namorada por nome e falar: 

O φίλος μου ο Ανδρέας.
Η  φίλη μου η Αλίνη.

As pessoas não saberão se você fala de seu namorado/ namorada ou de um amigo apenas. Para tornar essa distinção clara, é bom usarmos a frase:

O Ανδρέας, ο φίλος μου.
Η  Αλίνη, η φίλημου.

Por essas frases, os nativos do grego não terão dúvidas de que se trata de um namorado ou namorada.

Veja as frases:

Αυτός είναι ο Ανδρέας, ο φίλος μου. → Esse é meu  namorado, Nikos.

Αυτή είναι η Αλίνη, η φίλη μου.  Essa é minha namorada, Aline.


Outras palavras comuns para indicar namorado e namorado são:

το αγόρι μου → meu garoto

το κορίτσι μου → minha garota

Repare que essas duas palavras são do gênero neutro. 


Por hoje é só!

Nenhum comentário:

Postar um comentário