domingo, 12 de junho de 2016

15 Frases para o Dia dos Namorados em Grego Moderno

Γεια σας φίλοι μου!
Hoje é o dia dos namorados aqui no Brasil, um dia de afeto, amor e comprometimento entre as pessoas que se amam; dia de presentear sua pessoa amada com chocolates e corações. Por ocasião dessa data, decidi escrever esse artigo a fim de ensinar 11 expressões relacionadas ao dia dos namorados em grego moderno. 


Embora essa data seja comemorada no mês de junho no Brasil, na Grécia é comemorada no dia 14 de fevereiro no dia de São Valentim (ο Άγιος Βαλεντίνος)São Valentim não é um santo muito comum na Grécia por ser um santo Católico, ao passo que a Grécia é um país de maioria Ortodoxa. Mesmo assim, a celebração do dia dos namorados está crescendo na Grécia. Bem, meu objetivo não é conceder um background sobre essa festa por lá, mas sim apresentar 15 expressões típicas do dia dos namorados em grego moderno. Vamos a elas:

Para começar Dia dos Namorados em grego moderno é Η ημέρα του Αγίου Βαλεντίνου /i iméra tu ayíu valedínu/. Para se desejar Feliz dia dos namorados podemos dizer: Ευτυχισμένη μέρα του Αγίου Βαλεντίνου! /evtikhisméni méra tu ayíu valedínu/, contudo a expressão Χρόνια πολλά! /khrónia polá/ é muito usada para se desejar feliz dia dos namorados.

15 φράσεις για την ημέρα του Αγίου Βαλεντίνου

(15 frases para o dia dos namorados)

1. Σ' αγαπώ → /sagapó/ → Eu te amo

2. Μου λείπεις → /mu lípis/ → Estou com saudades/ Sinto sua falta

3. Σε λατρεύω → /se latrévo/  → Te adoro

4. Αγάπη μου → /agápi um/ → Meu amor

5. Σε χρειάζομαι → /se khriázome/ → Preciso de você

6. Σε θέλω → /se thélo/ → Te quero

7. Αγαπούλα μου → /agapúla um/ → Meu amorzinho

8. Θέλω να βρίσκομαι μαζί σου → /thélo na vrískome mazísu/ → Quero ficar com você

9. Ήταν γραφτό να είμαστε μαζί → /itan graftó na ímaste mazí/ → Fomos feitos para ficar juntos

10. Με κάνεις χαρούμενη → /me kániz kharúmeni/ → Você me faz feliz

11. Είσαι η ζωή μου → /íse i zoí um/ → Você é minha vida

12. Είμαι τρελή για σένα → /íme trelí yia séna/ → Sou louca por você
12. Είμαι τρελός για σένα → /íme trellós yia séna/ → Sou louco por você

13. Έχω καψούρα μαζί σου → /ékho kapsúra mazísu/ → Tenho uma queda por você

14. Σημαίνεις τόσα πολλά για μένα → /siménis tósa polá yia ména/ → Você significa muito para mim

15. Είσαι το καλύτερο πράγμα που συνέβη σε μένα → /íse to kalítero prágma pu sunévi seména/ → Você é a melhor coisa que já me aconteceu

Por hoje é só!
Ευτυχισμένη μέρα του Αγίου Βαλεντίνου!

Mais expressões em grego moderno:
7 expressões idiomáticas com a palavra καλός.
9 expressões em grego relacionadas à Páscoa.
11 maneiras de dize "Tchau" em grego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário